Colabore com nossos Projetos

Campanha Imposto Solidário - Fundação Aleijadinho

Destine parte do seu imposto de renda ao Fundo da Infância e Adolescência – FIA de Ouro Preto e  indique o projeto  Fundação em Expansão e Esporte e Cidadania (Ginástica de Trampolim e  Ginástica Artística) para receber a sua contribuição.
Caso a pessoa física tenha restituição a receber, imposto a pagar ou se o imposto pago durante o ano for o valor exato devido, também poderá beneficiar-se dessa Lei.
A dedução dos valores destinados ao FIA não prejudica outras deduções, como aquelas relativas a dependentes, saúde, educação e pensão alimentícia.

Saiba como Destinar recursos:

1° passo

Calcule o valor máximo de sua destinação. Para pessoa física, 6% do imposto de renda devido. Para empresas, é 1% do imposto de renda devido. Essa destinação não interfere em outras deduções que sua empresa pode fazer, como a Lei Rouanet ou a Lei de Audiovisual. A empresa pode ainda disseminar essa ação de cidadania internamente junto aos funcionários. Apenas as pessoas físicas optantes  pelo formulário completo e pessoas jurídicas  optantes pelo regime de lucro real podem usufruir da renúncia fiscal.

Exemplo (P/ Pessoa Física)
Total de rendimentos anuais: R$ 25.300,00
Total de despesas dedutíveis: R$ 300,00
Base do cálculo para IR: R$ 25.000,00
Valor do Imposto de renda devido – IRD: R$ 1.734,86 – se tem imposto retido na fonte maior receberá restituição
Limite máximo de destinação (6% sobre o IRD): R$ 110,74

O imposto de Pessoa Física se configura como uma poupança programada, pois o contribuinte  deposita o imposto antecipadamente (até 30 de dezembro) e recebe restituição ou abate no imposto devido com a correção da taxa SELIC, maior que a correção da caderneta de poupança (em 2009 – índice poupança 6,33%%, índice SELIC 9,86%).

Simulador de declaração de ajuste anual do imposto de renda:

LINK DO SIMULADOR

2° passo

Entre em contato com o Conselho dos Direitos das Crianças e Adolescentes de Ouro Preto pelos telefones (31) 3559-3289 e (31) 3559-3289, para pegar o código identificador  e o número da conta para depósito. Você deverá também informar os seus dados pessoais para emissão do recibo (nome, endereço completo e valor de deposito) e poderá indicar um projeto cadastrado no conselho para receber seu imposto destinado ao FIA – Indique o projeto Fundação em Expansão e Esporte e Cidadania (Ginástica de Trampolim, Ginástica Artística, Futebol e Futsal) / Fundação Aleijadinho.

3° passo

Deposite o valor na conta do Fundo. Os depósitos deverão ser efetuados dentro do exercício fiscal, ou seja, até 30 de dezembro ou último dia do corrente ano. Você também pode parcelar o valor do  imposto a cada mês.

4° passo

Encaminhe cópia do comprovante de depósito para o CMDCA para que este emita seu recibo e providencie a Declaração de Benefícios Fiscais (DBF). O recibo emitido pelo Conselho será seu comprovante de participação junto à receita federal.
Informe sua destinação ao preencher a declaração de Imposto de Renda. Há um campo no formulário de declarações onde você devera informar a data,  o valor e o CNPJ do fundo no qual o recurso foi depositado.  Assim que os dados forem inseridos o programa da Receita Federal irá considerar a renuncia fiscal.
Como os contadores podem ajudar?
Aderindo ao projeto Contabilista Solidário,  divulgando e incentivando empresas e empresários clientes a contribuir.

Fortaleça essa Campanha:
Um mundo para crianças é construído nos princípios da democracia, da igualdade, da não discriminação, da paz e da justiça social.
Destinar recursos do Imposto de Renda devido é uma forma cidadã de atuar, decidindo que parte do seu imposto será encaminhada para uma causa específica e aplicada em Ouro Preto.
O exercício da opção de contribuir para o FIA corresponde ao redirecionamento ou alocação de recursos.

Conheça os Projetos e Serviços da Fundação Aleijadinho e embarque junto conosco nessa campanha!

DADOS BANCÁRIOS:
Banco Bradesco