“Acreditar no esporte é incentivar conquistas”: o nosso lema em prática!

24/08/2022 às 17h58

Alunos do Projeto "Esporte e Cidadania - Judô de Ouro" participam de final do Campeonato Mineiro e se classificam para o Nacional!

No último sábado (20), aconteceu, na Cidade dos Meninos Divina Providência, em Ribeirão das Neves – MG, a Etapa Final do Campeonato Mineiro de Judô, edição 2022.

Um evento muito importante, pois, de acordo com o regulamento técnico, ele é classificatório e distribui pontos para o Ranking da Liga Mineira de Judô de 2022: Os três primeiros atletas de cada categoria no mencionado ranking, no ano de 2022, estarão classificados para o Campeonato Brasileiro de Judô, que será realizado no mês de novembro em Minas Gerais, em local a ser, ainda, definido.

E os nossos alunos fizeram bonito!

Ao todo, conquistaram 8 medalhas de Ouro, 4 medalhas de prata e 7 medalhas de bronze.

Trazemos destaque para o Núcleo de Santa Rita. O distrito de Santa Rita de Ouro Preto foi o primeiro a ser contemplado com a expansão do Projeto “Esporte e Cidadania - Judô de Ouro” e recebeu a implantação do seu núcleo no segundo semestre de 2018. Durante a pandemia, suas atividades presenciais foram paralisadas, mantidas de forma remota, e retomadas presencialmente no início de 2022.

João Victor Peruce Silva e Pedro da Silva Vargas, atletas do núcleo Santa Rita, foram campeões. Pela primeira vez participando de uma competição Estadual de alto nível, conquistaram medalhas de ouro no Campeonato Mineiro, em suas categorias,  sub-13 leve e sub-13 meio pesado, respectivamente, e garantiram suas vagas para o Nacional.

Um passo muito importante para nós da Fundação Aleijadinho, pois começamos a colher os frutos da nossa ação rumo ao nosso propósito com os distritos: não só quanto à formação do cidadão, mas em dar possibilidades para que grandes talentos possam surgir e se desenvolver com o apoio e visibilidades necessárias.

Sabemos que muitas vezes os Distritos ficam aquém de suas sedes no tocante a possibilidades de desenvolvimento e de distribuição de recursos, por inúmeros fatores. Nossa missão é reduzir cada vez mais estas diferenças. É sobre fazer estes talentos serem vistos. É sobre dar chances! É sobre fazer acontecer!

Acreditamos no esporte como agente catalizador de mudanças. Incentivamos conquistas. E os alunos colocaram em prática o que tem aprendido.

Temos certeza de que, para eles, este dia foi inesquecível, como foi para nós, gratificante. Que para muitos deles, só o fato de estarem em um evento tão importante do judô foi uma conquista extrema. Que o próximo treino, a próxima aula, será com um super gostinho de superação, de reconhecimento, de progresso. E para os que não foram, ao olhar para seus colegas campeões, verão neles inspiração e saberão que também podem, que é possível e é acessível.

Nosso agradecimento a todos os alunos atletas que estiveram presentes conosco neste dia tão memorável e para nós, histórico. E à toda equipe que tornou isto possível. E também à Gerdau, pelo apoio neste Projeto.

Abaixo, segue nosso quadro de medalhas. Parabéns, alunos! Parabéns, atletas! Essa conquista é de vocês, que acreditam no nosso Projeto junto com a gente!

Sub 11