Esporte e Cidadania

O Projeto Social "ESPORTE E CIDADANIA JUDÔ DE OURO" é uma ferramenta de inclusão social através do esporte, promovida e coordenada pela FUNDAÇÃO ANTÔNIO FRANCISCO LISBOA “O ALEIJADINHO".

Visa à criação de condições e oportunidades para que todas as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social possam desenvolver, através do esporte, o seu potencial como pessoas e cidadãos. Vale ressaltar que dentro do Projeto temos o JUDÔ PARA TODOS, UM IPPON NO PRECONCEITO, destinado a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ouro Preto (APAE).

Este é um projeto municipal, e destina-se a incentivar e difundir a prática do esporte com maior potencial de conquistas, como forma de ocupação, desenvolvimento físico e mental.

Ao todo, aproximadamente 300 alunos/atletas a partir de 03 a 20 anos são atendidos.

O projeto objetiva fomentar o Judô através de um Centro de Treinamento de iniciação ao alto rendimento e 4 polos de iniciação esportiva da modalidade em escolas públicas da cidade de Ouro Preto-MG

- CENTRO DE TREINAMEMNTO HUSSEIN MOTAWH

Sede da Fundação Aleijadinho, o Centro de Treinamento está localizado em Saramenha e atende aproximadamente 150 crianças e jovens.  Essa é a unidade mais avançada no desenvolvimento das atividades do Projeto Judô de Ouro, além de ser um  Centro de Alto Rendimento da Fundação.

- Rua Hugo Soderi, nº 21, Saramenha, Ouro Preto-MG - Brasil CEP: 35-400/000 Tel. (31) 3551-5100.

- POLO SANTA RITA DE OURO PRETO

Em parceria com a Escola Estadual José Leandro, Superintendencia Regional de Ensino (SRE- Ouro Preto) e Prefeitura Municipal de Ouro Preto, a Fundação Aleijadinho é responsável pela implantação, gestão técnica e administrativa do projeto que acontece no Ginásio Poliesportivo Gonzaga José Gomes. O polo atende aproximadamente 130 crianças e adolescentes, de 06 a 18 anos.

- Avenida José Leandro, 329 – Centro, Santa Rita, Distrito de Ouro Preto-MG - Brasil CEP: 35-400/000 Tel: (31) 3553-3129.

- POLO MIGUEL BURNIER

Em parceria com a Gerdau e Prefeitura Municipal de Ouro Preto, a Fundação Aleijadinho é responsável pela implantação, gestão técnica e administrativa do projeto que acontece na Escola Municipal Monsehor Rafael. O polo atende aproximadamente 50 ciranças e adolescentes, de 04 a 18 anos.

- Rua Nova, s/n - Centro, Miguel Burnier, Distrito de Ouro Preto-MG - Brasil CEP: 35-400/000 Tel: (31) 3554-4014

- POLO CACHOEIRA DO CAMPO

Em parceria com a Prefeitura de Ouro Preto, o polo é estratégico e de referência para treinamento de rendimento. Instalado no Centro Oratório Dom Bosco, tem como objetivo desenvolver atletas de rendimento nas classes Sub 13, Sub 15, Sub 18 e Sub 21.

- Av. Avenida Pedro Aleixo, n°202, Centro, Distrito de Ouro Preto-MG - Brasil CEP: 35-410/000 Tel: (31) 3551-5100

- POLO ESCOLA ESTADUAL DE OURO PRETO

Em parceria com a Escola Estadual de Ouro Preto, a Fundação Aleijadinho é responsável pela implantação e gestão técnica ativa do projeto que acontece na Escola Municipal Monsehor Rafael. O polo atende os alunos matriculados na Eduacação Integral.

R. Simão Lacerda, s/n - Bauxita, Ouro Preto - MG - Brasil CEP: 35-400/000 Tel: (31) 3551-5252

VOCÊ SABIA?

A UNESCO declarou o judô melhor esporte como formação inicial para as crianças e jovens 4-21 anos e uma prática regular em qualquer idade, permitindo uma “educação física integral”, promovendo, através do conhecimento do esporte, todas as possibilidades psicomotor (localização espacial, perspectiva, ambidestria, lateralidade, jogando, puxar, empurrar, rastejando, pulando, rolando, caindo, coordenação conjunta e independente de ambas as mãos e os pés, etc.) e de relacionamento com outras pessoas, utilizando o jogo e a luta como um integrador dinâmico e introduzindo técnico-táticos de esportes de iniciação forma adaptada, além de buscar uma adequação geral, ideal.

O COI (Comitê Olímpico Internacional) considerou o esporte mais completo e promove os valores da amizade, participação, respeito e esforço para melhorar.

VENHA FAZER PARTE DA NOSSA EQUIPE!

Endereço: Rua Hugo Soderi, S/N, Saramenha Ouro Preto.