Setembro verde: cidadania se faz com inclusão e respeito

21/09/2022 às 17h26

O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência é celebrado nacionalmente, desde 1982, no dia 21 de setembro. O dia foi escolhido por sua proximidade com a primavera e por ser também o Dia da Árvore, para assinalar que uma sociedade acessível e inclusiva tem que ser sustentável em todos os aspectos.

Com o patrocínio da Gerdau, os alunos da APAE de Ouro Preto são beneficiários do Projeto “Esporte e Cidadania - Judô de Ouro” desde 2019.

E no mês dedicado a dar visibilidade a Inclusão Social da pessoa com deficiência, fizemos uma visita à APAE para um bate papo sobre a importância do esporte na Inclusão e perguntamos à Márcia Fortes, professora de Educação Física da APAE, sobre os impactos do Projeto na vida dos alunos.

Confira a entrevista na íntegra:

Márcia, como vocês tiveram conhecimento do projeto realizado pela Fundação Aleijadinho e como essa parceria se deu?

M: Na verdade, a iniciativa foi da coordenação do Projeto. Em uma visita, eles nos convidaram, uma vez que almejavam estender o Projeto às pessoas com deficiência e propuseram uma parceria com a APAE.

A quanto tempo os alunos estão participando do Projeto?

M: Há aproximadamente, 6 anos.

Você é professora de educação física. Em relação a benefícios físicos, o que você notou no desenvolvimento dos alunos beneficiados?

M: Sim, a pessoa com deficiência apresenta um quadro diferenciado em seu desenvolvimento físico e cognitivo. Por isso, sem dúvida o Judô foi mais um estímulo para o desenvolvimento físico dos alunos integrantes do Projeto.

Os Projetos da Fundação Aleijadinho focam na utilização do esporte como elemento transformador e impulsionador de uma formação integral do indivíduo, e não tão somente físico/motora. Neste sentido:

M: Foram observadas mudanças também em relação ao comportamento, concentração, comunicação e disciplina, cooperação e integração.

M: Sim. Não apenas diminuiu a agressividade como também aumentou o respeito para com os colegas e profissionais da Instituição.

Na sua opinião, quais as contribuições que projetos como os da Fundação Aleijadinho podem levar ao movimento da inclusão social?

M: São inúmeras as contribuições do Projeto junto à nossa APAE no contexto social. O simples fato de os alunos realizarem as atividades na sede da Fundação, fora do seu ambiente escolar, já auxilia no movimento dessa inclusão social. E dentre outros, ele sair do ambiente escolar, conviver com outras pessoas, ir para outros espaços físicos, são passos grandes para iniciar a inclusão.

E quais as contribuições que projetos como os da Fundação Aleijadinho podem levar à formação dos beneficiados como cidadãos?

M: O Projeto Judô, da Fundação Aleijadinho, é completo, e se preocupa com o indivíduo como um todo. Por isso eu considero o Projeto como um alicerce para a formação dos nossos alunos como cidadãos.

Agradecemos imensamente à Márcia Fortes pela entrevista e à APAE de Ouro Preto pela parceria. São estes resultados que nos movem a ser cada dia melhores na nossa missão com os Projetos.

Fundação Aleijadinho, APAE Ouro Preto e Gerdau, juntos em prol de uma inclusão eficiente!

“Acreditar no esporte é incentivar conquistas!”