Papo sério: somos um time, e trabalhamos pela vitória!

25/09/2022 às 21h43

No jogo de hoje, trazemos os impactos sociais que projetos como os da Fundação Aleijadinho tem nas comunidades que se inserem!

A prática esportiva tem se consolidado como instrumento de projetos humanitários e que procuram o desenvolvimento social dos grupos beneficiários. Inúmeros projetos sociais utilizam o esporte como uma estratégia para mudança social.

Através de dois projetos, o Esporte e cidadania – Judô de Ouro e o Formando Campeões, a Fundação Aleijadinho, em conjunto com patrocinadores e apoiadores, utiliza o judô, o vôlei e o handebol como ferramentas para promover inclusão social e desenvolvimento humano para crianças e adolescentes de comunidades de Ouro Preto, Mariana e Itabirito.

O esporte é um instrumento fundamental no auxílio ao processo de desenvolvimento integral do ser humano, respeitando as experiências e expectativas individuais, democratizando o acesso aos espaços esportivos, complementa à técnica de saúde preventiva, introduzindo valores éticos e sociais. (Tubino, 1994). Esta citação demonstra bem as vantagens da utilização do esporte como catalizador social.

Vários estudos realizados em comunidades nas quais projetos sociais envolvendo esportes são implantados revelam alguns impactos positivos em comum nelas.

Além dos benefícios que a prática regular de exercícios físicos proporciona, como aumento da resistência aeróbica no desempenho de tarefas específicas, melhora da capacidade funcional do sistema circulatório e respiratório, melhora da força e flexibilidade dos músculos e articulações, redução dos riscos de lesão lombar, auxiliar no desenvolvimento psicomotor no caso específico de crianças, dentre outros, foram observadas importantes mudanças que contribuem para a formação integral de cidadãos.

Por exemplo, como a maioria destes projetos exigem como requisito a frequência escolar e boas notas, o nível de evasão escolar diminui nas comunidades beneficiadas, aumentando o nível de escolaridade das crianças e adolescentes envolvidos, e, a longo prazo, diminuindo a dificuldade de inserção no mercado de trabalho e do envolvimento na criminalidade. Além do próprio esporte praticado ser uma opção de profissão a seguir no futuro.

Outro ponto importante a mencionar é que, em uma realidade onde dificuldades são um cenário comum, a vitória com o esporte é algo que aumenta a autoestima, promove sensação de felicidade, diminui os riscos de depressão e permite diminuição dos níveis de ansiedade que, apesar de pouco se relatar sobre isso, é um grande problema atual que se manifesta em faixas etárias cada vez mais jovens.

Em nível familiar, percebe-se, pelas famílias envolvidas, um aumento de disciplina dos beneficiados, de diálogo familiar, de participação na realização das tarefas domésticas, pois a compreensão da importância da cooperação é crescente.

Outros impactos observados são: queda no número de crianças e adolescentes reportando violência em suas relações afetivas ou de amizade, aumento do conhecimento sobre direitos de crianças e adolescentes, aumento da sensibilização entre crianças e adolescentes para importância da igualdade gênero, aumento da consciência sobre a importância da inclusão de meninas em práticas esportivas.

Estes projetos proporcionam transformações efetivas. Quanto mais experiências são vivenciadas pelas crianças, maiores são as chances de construção de percepções mais realistas e de seu desenvolvimento com foco no todo, no integral.

E a Fundação Aleijadinho tem orgulho de fazer parte de um time que preza e objetiva por esta evolução social.

“Acreditar no esporte é incentivar conquistas!”