Aconteceu na Fundação: Doação e entrega de equipamentos para nosso Projeto “Esporte e cidadania – Judô de Ouro”

16/05/2023 às 17h56

A última segunda-feira, 15, foi um dia muito especial! Tivemos a honra de recepcionar a cerimônia de entrega de equipamentos destinados a projetos sociais da nossa cidade.

Essa doação foi possível graças à emenda parlamentar do deputado federal Padre João, que destinou recursos para essas importantes causas.

As emendas parlamentares são instrumentos utilizados para direcionar recursos do orçamento público para ações específicas. Elas são propostas pelos legisladores e incorporadas ao orçamento através de alterações (emendas) realizadas pelo Poder Legislativo. Essas emendas podem ser destinadas a diferentes áreas, incluindo projetos sociais, culturais, de infraestrutura, educação, saúde, entre outros.

No contexto dos projetos do terceiro setor, como é o caso da Fundação Aleijadinho, os parlamentares podem direcionar verbas oriundas de emendas para doação de equipamentos. Esses recursos podem ser utilizados para adquirir equipamentos como computadores, máquinas, veículos, equipamentos médicos, ferramentas, entre outros, que serão utilizados pelas entidades do terceiro setor em seus projetos e atividades.

Nossa Fundação recebeu materiais para o projeto “Esporte e cidadania – Judô de Ouro”, dentre eles, tatames e mobílias, que irão beneficiar as crianças e jovens que participam do programa.

A destinação dessas verbas para projetos do terceiro setor é uma forma de fomentar o desenvolvimento social e apoiar ações de interesse público. Esses recursos podem contribuir para fortalecer as atividades das organizações, possibilitando que elas ampliem sua capacidade de atuação e beneficiem um maior número de pessoas ou comunidades.

Essas iniciativas permitem o apoio às causas sociais e a ampliação do alcance das mesmas, uma vez que muitas organizações do terceiro setor possuem recursos limitados e dependem de doações para realizar suas atividades. Ao receberem verbas de emendas parlamentares, essas entidades podem expandir suas operações, atingindo um maior número de pessoas e comunidades que necessitam de assistência.

O fortalecimento das entidades também acontece. Com mais recursos, as organizações podem adquirir equipamentos, melhorar sua infraestrutura, capacitar sua equipe e desenvolver projetos de forma mais eficiente e eficaz.

Sem contar com o estímulo ao voluntariado e à participação cívica: Ao apoiar projetos do terceiro setor, as emendas parlamentares também incentivam a participação dos cidadãos em ações voluntárias e engajamento cívico. As pessoas são motivadas a se envolverem em projetos sociais e a contribuírem para o desenvolvimento de suas comunidades.

A Associação das Senhoras Artesãs, Asas, também esteve presente na cerimônia para receber equipamentos destinados as artesãs da Associação, que irão facilitar a produção de suas peças. Mais um incentivo aos trabalhos artesanais que realizam com tanto carinho e afinco.

É muito importante mencionar esse apoio mútuo entre organizações do terceiro setor. É crucial para fortalecer o setor como um todo, otimizar recursos e maximizar o impacto das ações sociais.

Quando organizações do terceiro setor se unem e se apoiam mutuamente, é possível alcançar benefícios como: sinergia de recursos, resultando em uma melhor utilização dos recursos disponíveis, evitando duplicação de esforços e maximizando o impacto das ações; o aumento da capacidade de implementação, pois facilita o acesso a conhecimentos especializados, recursos financeiros, voluntários, redes de contatos e infraestrutura compartilhada; a troca de boas práticas; a ampliação do impacto social, pois a colaboração entre organizações também permite a implementação de projetos de maior escala e alcance; e a defesa de interesses comuns.

Por isso nossa Fundação é engajada na busca de promover uma cultura de solidariedade, cooperação e aprendizado mútuo, pois sabe que assim está contribuindo para uma sociedade mais justa e sustentável. A união de esforços fortalece a representatividade e a capacidade de impacto das organizações no âmbito político e social.

Agradecemos a presença das autoridades presentes. Ao lado do nosso Presidente, Márcio Fernandes, esteve presente o prefeito Ângelo Oswaldo. Também compareceram: o deputado federal Padre João, o deputado estadual Leleco Pimentel, os secretários Edvaldo Rocha (Desenvolvimento Social), Felipe Guerra (Desenvolvimento Econômico e Tecnologia) e Yuri Assunção (Governo), a tesoureira da ASA, Iracilene Ferreira e outros representantes da Associação.

Juntos, estamos trabalhando para transformar a vida das pessoas e construir uma sociedade mais solidária. Vem com a gente!

“Acreditar no esporte é incentivar conquistas.”

Fotos: Peterson Bruschi-pmop