CONTRIBUIR COM ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS!

03/06/2019 às 16h35

Buscando participar das políticas púbicas municipais, a Fundação Aleijadinho, sediada em Ouro Preto (MG), tomou posse como membro do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). Além disso, na manhã desta quarta-feira, 17 de outubro, foi eleita membro do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA). Na ocasião, a Fundação realizou doação ao CMDCA de 99 (noventa e nove) camisas do Projeto Oficinas da Cidadania.

Para o sensei Carlos Simões, treinador da Fundação Aleijadinho, a nomeação representa uma nova fase para a Fundação e o CMDCA. “A Fundação Aleijadinho já tem o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente como parceiro há muito tempo, mas agora poderemos contribuir  de forma efetiva, como membro, para com as  políticas públicas municipais”.

Oficinas da Cidadania foi um projeto com parcerias entre a Fundação Itaú Social, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA de Ouro Preto e a Fundação Antônio Francisco Lisboa – “O Aleijadinho”.

Quando em vigor, ofereceu oficinas profissionalizantes, culturais e esportivas para adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto vinculados ao CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social. Por meio de uma metodologia humanista e visando a ressocialização de cada adolescente, propiciou acolhimento e orientação aos jovens ouro-pretanos. Foram oferecidos diversos cursos/oficinas no município, como inglês para atendentes, montagem e manutenção de computadores, eletricista, maquiagem, entre vários outros.

O projeto ainda ofereceu orientação e acompanhamento de adolescentes que já cometeram algum tipo de ato infracional e chegou ao fim em agosto de 2018.

A Fundação Aleijadinho é uma entidade não governamental, sem fins lucrativos, em busca constante de sua autonomia financeira. Possui título de utilidade pública municipal na LEI Nº 048/01 e estadual, LEI Nº 15.663, de 6 de julho de 2005. Tem como visão ser reconhecida como uma das Entidades mais representativas de Ouro Preto e Região, pelas suas contribuições às políticas públicas e aos interesses da sociedade.

Publicado em 18/10/2018.