Atletas com deficiência da Fundação Aleijadinho conquistam três medalhas em Betim-MG

02/09/2019 às 17h56

A equipe da Fundação participou, neste fim de semana, da 30ª Copa Betim de Judô. Ao todo, os atletas trouxeram para casa 17 medalhas, destes, três judocas disputaram a Classe “Judô Para Todos”.

O último sábado (31/08) foi um dia histórico para a Fundação Antônio Francisco Lisboa – “O Aleijadinho”, sediada em Ouro Preto (MG). Os judocas do projeto “Judô de Ouro” e da extensão “Judô Para Todos, um Ippon no Preconceito”, deram um show no Ginásio Poliesportivo Divino Braga de Betim, Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde disputaram a 30ª Copa Betim de Judô.

A Copa Betim de Judô, uma realização da Academia Águia - Artes Marciais, com a Federação Mineira de Judô da Secretaria Municipal de Esportes de Betim, é uma das competições mais importantes e tradicionais do calendário, com a participação de várias delegações do Brasil, o evento contou com cerca de 800 atletas.

“Judô para Todos”

Como já vem acontecendo nas últimas edições, a Copa Betim realizou a Classe “Judô para Todos”, que tem por objetivo promover a inclusão, o bem-estar e o desenvolvimento das Pessoas com Deficiência (PCDs) nos segmentos Paralímpico, Surdolímpico, Olympic e For All. E.

A equipe da Fundação foi composta por 15 atletas, três deles, disputaram a Classe Judô Para Todos. Maxwell Ferreira, deficiente visual, Carlos André deficiente visual parcial e Lucas Vieira que possui Síndrome de Down. A equipe conquistou 17 medalhas: 9 ouros, 3 pratas e 5 bronzes.

“Um Ippon no Preconceito”

O programa “Judô para todos, um Ippon no Preconceito”, fruto da parceria firmada entre a Fundação Aleijadinho e a APAE Ouro Preto, tem como objetivo promover o bem-estar e o desenvolvimento da pessoa com deficiência por meio de aulas semanais de judô.

Suas atividades são realizadas duas vezes na semana no Centro de Treinamento Hussein Motawh, sede da Fundação, que fica localizada na Rua Hugo Soderi, nº 21, Saramenha. Além das aulas semanais, a Fundação disponibiliza os uniformes (judogui) aos participantes do programa.

Essa foi a primeira participação dos alunos do “Judô para todos, um Ippon no Preconceito” numa competição com categoria voltada às pessoas com deficiência.

Emoção

A equipe da Fundação foi acompanhada pelo técnico Carlos Simões que comentou a participação dos atletas.

“Foi um dia de grandes emoções, nossos atletas tiveram um desempenho técnico muito satisfatório, as medalhas vieram. Mais importante do que as medalhas, foi à primeira participação dos nossos atletas do “Judô Para Todos, Um Ippon no Preconceito. A emoção tomou conta de todos nós em Betim, me sinto um profissional realizado. O Maxwell, o Lucas e o Carlos André deram um show, já esperava por isso porque os acompanho no dia-dia e nos treinamentos. É lindo ver a força de vontade de todos. ”, comemorou o sensei.

Confira o quadro de medalhas da Fundação Aleijadinho que trouxe para Ouro Preto 17 vitórias:

Categoria Sub 11
Victor Barbosa - Ouro

Categoria Sub 13
Caio Correia - Ouro
Enarê La Salvia - Bronze

Categoria Sub 15
Emmanuel Guimarães - Ouro
Debora Rodrigues - Ouro

Categoria Sub 18
Ana Almeida - Ouro
Karla Correia - Prata