ATLETAS COM DEFICIÊNCIA DA FUNDAÇÃO COMPETEM NO RIO E TRAZEM TRÊS MEDALHAS PARA OURO PRETO

08/10/2019 às 08h10

Lucas, Carlos e Maxsuel acabam de dar um ippon no preconceito e inauguram, ao lado do treinador Carlos Simões, uma nova fase para a Fundação e o esporte inclusivo na cidade histórica de Minas.

Acompanhados pelo treinador Carlos Simões, atletas com deficiência da Fundação Aleijadinho, sediada em Ouro Preto (MG), estiveram no Rio de Janeiro neste sábado (05/10), onde disputaram a Etapa Nacional da Classe “Judô para Todos”. A competição, organizada pela FJERJ (Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro), visa promover a inclusão, o bem-estar e o desenvolvimento das Pessoas Com Deficiência (os chamados PCDs) nos segmentos Paralímpico, Surdolímpico, Special Olympics e Judô For All.

Dois ouros e um bronze

Representando a Cidade Patrimônio Mundial e o Estado de Minas, Lucas Vieira, que tem Síndrome de Down, conquistou a medalha de ouro na competição. O judoca venceu as suas três lutas por ippon, ponto máximo do judô. Carlos André, deficiente visual parcial, também conquistou sua medalha de ouro, fazendo uso da estratégia para superar seus adversários. Já Maxsuel Ferreira, deficiente visual total, fez uma competição marcada pela superação, conquistando assim a sua medalha de bronze.

“Estou muito orgulhoso da participação dos três atletas, confesso que no sábado, no Rio de Janeiro, me emocionei com a emoção dos três. O que fizemos na capital carioca foi algo histórico, em meio a tantos ótimos atletas do país”, afirmou Carlos Simões.

Uma nova fase para o esporte ouro-pretano

Ainda de acordo com o professor, a Fundação Aleijadinho começa uma nova história no esporte dando a oportunidade e incluindo pessoas com deficiência no meio competitivo. “Agradeço a todos que apoiam essa iniciativa que, como já disse, é um marco para a nossa cidade. Agradecimento especial à Fundação Aleijadinho, APAE Ouro Preto, Prefeitura de Ouro Preto e Prefeitura de Acaiaca”.

Celebração

Para celebrar com os ouro-pretanos, a APAE Ouro Preto está organizando uma volta com os atletas no caminhão do Corpo de Bombeiros, na próxima quinta-feira (10/10), a partir das 9h. O trajeto ainda será definido.

Por João Paulo Silva / Jornal Voz Ativa