ABRIL AZUL: ROMPENDO BARREIRAS COM O AUTISMO

02/04/2024 às 11h05

O Abril Azul é uma campanha global que visa aumentar a conscientização sobre o autismo.  

O dia 02 de abril foi instituído em 2007 pela ONU como Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. 

No Brasil, a campanha Abril Azul foi lançada em 2013.  

E você sabia que é estimado que 1 em cada 54 crianças no Brasil tenha TEA? E que o diagnóstico precoce e o acesso a intervenções adequadas são essenciais para o desenvolvimento pleno das pessoas com autismo? 

Neste contexto, essa campanha é crucial porque o autismo ainda é amplamente incompreendido, e as pessoas com autismo enfrentam desafios diários de estigmatização, discriminação e falta de acesso a recursos adequados. 

Durante todo o mês de abril, diversas atividades são realizadas para educar a sociedade sobre o autismo, desmistificar estigmas e promover a inclusão das pessoas no espectro autista.  

Nós, durante todo o ano, realizamos nossa contribuição através dos nossos Projetos, que tem viés totalmente inclusivo. As aulas de violão podem ser muito benéficas para pessoas com autismo. E com nossos projetos esportivos, que oferecem aulas de judô, vôlei e handebol, não é diferente. 

Os esportes oferecem uma variedade de benefícios para pessoas com autismo. Primeiramente, eles proporcionam oportunidades para o desenvolvimento de habilidades motoras, coordenação e equilíbrio, aspectos que podem ser desafiadores para algumas pessoas com autismo. 

E a prática de esportes em equipe, como vôlei e handebol, por exemplo, oferece oportunidades valiosas para interação social, trabalho em equipe e desenvolvimento de habilidades de comunicação, assim como ocorre com as aulas de música. 

Essas atividades promovem a inclusão e o senso de pertencimento, ajudando as pessoas com autismo a se integrarem melhor em diferentes contextos sociais. 

Através da conscientização, podemos construir um futuro mais inclusivo e seguro para todos! O Abril Azul contribui para isso. E nós também! 


Voltar

Confira também: