Asa

Representado pelo Mosaico, esse projeto visa ensinar aos seus participantes um novo ofício a partir da produção de peças e mosaicos em MDF, pedra sabão ou madeira.
O objetivo é ensinar novas técnicas de artesanato aos participantes, através das quais podem descobrir uma nova fonte de renda, além de ser uma ocupação para o tempo ocioso e uma oportunidade também de interação social, pois quem participa conhece novas pessoas e compartilha esse conhecimento adquirido.
Com início em 2007, centenas de alunos já passarem pelo curso e hoje, um aluno de sua primeira turma é exemplo a ser seguido. Ele se tornou profissional na área e agora ministra os cursos do projeto Mosaico na Fundação Aleijadinho.
As produções do Mosaico podem ser encontradas na APAE em Ouro Preto, na Igreja de São José - no distrito de Maracujá, em lojas espalhadas pela cidade de Ouro preto, e além disso na Loja Mãos de Mestre na sede da Fundação.