ACONTECEU NA FUNDAÇÃO: EVENTO DE IMPLANTAÇÃO DO COMPLIANCE E FECHAMENTO DAS COMEMORAÇÕES DE 27 ANOS DA FUNDAÇÃO ALEIJADINHO

26/04/2023 às 08h58

Como anunciado anteriormente, a Fundação Aleijadinho deu mais um passo importante na sua trajetória: A implantação do nosso programa de compliance.

Foi um dia especialmente preparado para receber e capacitar nossos colaboradores, marcado não só pela palestra educativa voltada à implantação do programa em si e suas peculiaridades legais, mas voltado também a oferecer capacitação em termos de mentalidade e expansão pessoal de cada um que faz parte dessa equipe, da família Fundação Aleijadinho.

Neste sentido, a palestra de abertura foi ministrada pelo renomado palestrante Silas Henrique, também conhecido como Mágico Silas.

Silas trouxe em suas falas e exemplos muitos conhecimentos, insigths, viradas de chaves necessárias para que os presentes pudessem perceber a importância de confiar em suas potencialidades, não desacreditar de si mesmos e principalmente, não focar nas dificuldades. Sobre o poder que existe em usar a mentalidade a seu favor, pensando e aceitando as possibilidades disponíveis, não os bloqueios.

Apresentou o perigo de dar desculpas a si mesmo, pois “a mágica acontece quando se rompe a barreira da zona de conforto e vai pra zona de expansão”, e como certos comportamentos podem ajudar ou prejudicar uma equipe. Em suas palavras, uma “equipe é um bando movido pela empatia”, e a equipe da Fundação Aleijadinho é movida pela empatia ao próximo, por isso nossas ações e projetos são dedicados ao bem da comunidade. Em fornecer uma formação integral aos cidadãos das localidades nas quais atuamos. Por isso a importância de buscarmos uma mentalidade alinhada, como equipe.

Silas acredita "que a mudança de mentalidade envolve a aprendizagem, se abrir para uma nova forma de enxergar o mundo faz com que tenhamos mais recursos pra desenvolver pessoas, bem como a si mesmo. O trabalho da mentalidade está ligado à cultura de cada empresa, de cada organização. Cultivar processos focados no desenvolvimento da mentalidade em nível pessoal faz com que o colaborador se desenvolva em nível individual, mas isso vai refletir positivamente no coletivo. Com este desenvolvimento, o colaborador inclui o coletivo como parte dele, facilitando a assimilação e participação em sinergia. Desta forma, constrói-se uma cultura organizacional.

Cada pessoa exerce um papel social, dentro e fora do ambiente de trabalho. Nossas ações contribuem com o outro o tempo todo, nosso papel de ajudar o outro é muito maior.  Nós fazemos isso através do nosso trabalho, do que a gente executa no mundo ou através de uma ação social direta, que é mais fácil de se identificar. Mas o tempo inteiro que entregamos algo com amor para o mundo, com uma essência amorosa pura, nós literalmente exercemos a função de contribuir com o lugar que a gente veio, que é a sociedade. E eu acredito muito que isso é que transforma o mundo."

Nossa equipe mostrou estar bem entusiasmada em construir essa mentalidade organizacional.

Carlos Simões, responsável pelos projetos esportivos, falou sobre a importância do evento, tanto em relação ao compliance implantado quanto à comemoração de mais um ano da fundação. Desde 2017 como colaborador, a sua atuação vem no propósito de utilizar o esporte como ferramenta de transformação social, de educação e inclusão. Juntamente com toda a equipe, estudaram as leis de incentivo, entenderam as políticas públicas desenvolvidas nos municípios de Ouro Preto, Mariana e Itabirito e como utilizá-las na ampliação dos projetos até então executados: “Iniciamos com 80 crianças, graças ao nosso estudo de demanda e empenho, chegamos hoje a 1260 crianças. A previsão de ampliação para julho/2023 é chegar a 2450 crianças, incluindo um novo núcleo de atuação, em Ouro Branco, local onde já foi percebido uma demanda de vulnerabilidade grande.

A importância do compliance passa por entender quais são os direitos, deveres e responsabilidades da Fundação para com os funcionários e vice versa, os direitos, deveres e responsabilidades dos colaboradores dentro da instituição. É um marco, é a Fundação se estruturando para poder fazer suas ações para atuar de forma perene e duradoura. Não é intenção da Fundação iniciar projetos que tenham fim, que não tenham continuidade. A implantação do compliance vem para garantir a sustentabilidade da nossa instituição.

Temos certeza de que saímos desse evento com uma nova perspectiva, fazendo uma reflexão do que temos feito e sobre o que e como podemos melhorar, evoluir. São muitas pessoas construindo em prol da comunidade."

Entre os nossos professores, entrevistamos o professor Tiago Magalhães, responsável pela modalidade voleibol, do Projeto Formando Campeões, e a estagiária Layla Machado, do Projeto Esporte e Cidadania Judô de Ouro, pois nossa Fundação também está comprometida em colaborar com a formação de profissionais cada vez melhores.

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP, Tiago atua no Núcleo localizado no distrito de Antônio Pereira, e nos contou que acha extremamente importante levar projetos como os executados pela Fundação Aleijadinho para os distritos, lugares mais vulneráveis em comparação às sedes: Levar projetos esportivos como instrumento de transformação social a essa população, para mim está sendo muito enriquecedor, pois nunca tinha atuado em locais vulneráveis e está sendo muito importante como bagagem, poder colocar em prática o que aprendi na faculdade nas matérias de Filosofia e Sociologia do Esporte, sobre o esporte ser uma ferramenta de transformação social. Não é somente sobre fundamentos técnicos, mas sobre formar melhores cidadãos através da prática esportiva."

Layla Machado, graduanda em Educação Física pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP, se juntou à equipe do projeto Esporte e Cidadania Judô de Ouro, a princípio para fazer estágio infanto-juvenil, e dentro da Fundação tive contato com a importância de levar a esporte às populações mais carentes, principalmente nos distritos, e o quanto o esporte pode afetar de forma positiva na educação das crianças e adolescentes: “Desta forma percebi que podemos não só ajudar na preparação física dos alunos, mas também desenvolver a educação social dos mesmos.

Fazer parte de um evento como este, ainda como estagiária é muito gratificante. Além de ver o quanto a Instituição está crescendo, quantas pessoas são beneficiadas, é muito importante para a minha formação acadêmica profissional e pessoal fazer parte de uma instituição que se preocupa com a ética. E um evento como este é fundamental para poder reforçar o código de ética, uma vez que, na correria do dia a dia, informações tão importantes acabam recebendo menor atenção. E ações como essas são fortalecedoras para continuarmos trilhando um caminho correto."

Nossa equipe administrativo-operacional também nos contou sobre o impacto deste evento nas práticas, no dia-a-dia da Fundação Aleijadinho.

Paula, responsável administrativa da Oficina, sabe que sua equipe é de “milhões”. Com duas frentes de atuação, uma dentro da empresa ACTECH, na manutenção de válvulas e redutores de engrenagem, e outra na sede, com serviços de serralheria voltados a atender pessoas físicas e jurídicas, e manutenção na parte de usinagem. Muito orgulhosa de seu time e satisfeita com sua trajetória, ela reconhece o importante papel que a atual gestão vem desenvolvendo: “Márcio tem um olhar especial para a área operacional, nossa atividade secundária, e tem um olhar muito humano para com todos.”

Sobre a implantação do compliance, Paula fala sobre desenvolvimento e crescimento: “Ele traz expectativas de possibilitar cada vez mais “filhos novos’. Para expandir, é necessário ter este tipo de conhecimento, nosso tesouro é a comunidade e o compliance vai ajudar a estruturar nosso trabalho como equipe para proteger e atender esse tesouro.”

Alex Sabino, membro da equipe de Paula, ou seja, membro da equipe da oficina, líder da equipe de manutenção dentro da empresa ACTECH, fala sobre como todos estão muito animados em atuar junto à Fundação na formação profissional de pessoas, uma vez que trabalham no desenvolvimento de pessoas, através de um projeto novo da nova gestão, qual seja, a formação de jovens aprendizes: “É um projeto muito importante, desenvolver pessoas, ensinar uma profissão, capacitar profissionais. Espero que continue fluindo, e que a Fundação continue recebendo a ajuda necessária de empresas para continuar levando capacitação à comunidade. Para os jovens, deixo a mensagem para continuarem frequentando as escolas e que procurem participar de projetos como os oferecidos pela Fundação Aleijadinho. São os institutos que trabalham em prol de erguer as pessoas.”

Luiz Tadeu, expert em gestão de pessoas, consultor responsável pela implantação do compliance, conta sobre este processo: “é uma necessidade real de qualquer instituição/empresa que está em evolução e desenvolvimento. O compliance é um item no “currículo” da Fundação. Vai chamar a atenção tanto do público externo que já atua com a Fundação, quanto aumentar a possibilidade de qualquer outra instituição que queira fazer parcerias, assim como investir na Fundação para que ela aplique esses recursos na área social, com crianças e jovens, seja na área da educação, seja na área de esportes que eles já fazem tão bem.

A intenção é fazer com que a Fundação atinja o seu maior potencial, através da equipe. Que cada colaborador atinja plenamente seus potenciais, principalmente cognitivos, em função do que eles já fazem dentro do sistema, no lado social, e agora, com o lado pessoal, compreendendo que eles podem cada vez mais, que eles são capazes de fazer e produzir muito mais. A Fundação depende deles. A equipe faz parte do sistema de transformação da Fundação. É por eles que está sendo implantado o compliance, inclusive.”

Para finalizar, Márcio Fernandes, nosso Presidente, resume nosso evento: Estou muito contente com meu time, com a presença maciça de nossos colaboradores. Eles entenderam a demanda, os conceitos que queríamos implementar, estão todos muito motivados. Isso é extremamente importante para fortalecer nossas conquistas e quem tem a ganhar com isso é a comunidade, principalmente a mais carente. O compliance é um passo, uma ferramenta muto importante para prosseguirmos com a nossa expansão.

Sobre essa expansão, confira todos os detalhes do que vem por aí nas próximas matérias.

Com grande entusiasmo e participação ativa dos colaboradores e gestores, o evento de implantação de compliance foi um verdadeiro sucesso. Durante todo o dia, foram compartilhadas informações e experiências valiosas, que contribuíram para a construção de uma cultura ética e transparente dentro da organização.

A adesão de todos os envolvidos é fundamental para garantir a implementação efetiva do programa de compliance, que trará inúmeros benefícios para a Fundação Aleijadinho, incluindo maior eficiência e eficácia nas ações, melhoria na reputação da nossa instituição e redução de riscos legais e financeiros.

Sem dúvida, o evento foi um marco importante na história da Fundação, mostrando o comprometimento da organização e da gestão em adotar as melhores práticas de governança e conformidade.

"Acreditar no esporte é incentivar conquistas!"


Voltar

Confira também: