No último dia 23 de novembro, Ribeirão das Neves foi palco do Campeonato Brasileiro de Judô, que reuniu mais de 800 atletas representando 20 estados brasileiros. O evento foi marcado por disputas emocionantes e grandes conquistas para os jovens judocas, especialmente os beneficiários do Projeto Judô de Ouro da Fundação Aleijadinho.
O projeto levou 16 competidores, que conquistaram resultados expressivos: 2 medalhas de ouro, 3 de prata e 4 de bronze, além de outros ótimos desempenhos.
Este resultado reafirma o impacto transformador do nosso projeto, parabéns aos nossos campeões:
Medalha de Ouro
Lucas Jaime Silva Bento (Sub 18 Meio Leve) – Núcleo Saramenha.
Bárbara Cristina de Souza Rodrigues (Sub 21 Médio) – Núcleo Saramenha.
Medalha de Prata
Júlia Gabrielly Vieira Pereira (Sub 13 Super Ligeiro) – Núcleo Morro Santana.
Pedro da Silva Vargas (Sub 15 Médio) – Núcleo Santa Rita de Ouro Preto.
Pedro Henrique Bernardo dos Santos (Sub 18 Super Ligeiro) – Núcleo Cachoeira do Campo.
Medalha de Bronze
Maria Cecília Fernandes dos Santos Rocha (Sub 15 Meio Leve) – Núcleo Lavras Novas.
Gabrielle Hadassa da Silva e Silva (Sub 18 Médio) – Núcleo Saramenha.
Kauã Oliveira Pinto (Sub 18 Meio Pesado) – Núcleo Saramenha.
Erick Bernardo Martins Barbosa (Sub 13 Meio Médio) – Núcleo Cachoeira do Campo.
Outras Classificações:
Maria Laura Vieira da Costa Reis (Sub 15 Meio Pesado) – Núcleo Santo Antônio do Salto – Quarto Lugar.
Karoline Vitória Aparecida de Souza (Sub 15 Pesado) – Núcleo Morro Santana – Quarto Lugar.
Naila Beatriz Melo Mota (Sub 18 Pesado) – Núcleo Santo Antônio do Salto – Quarto Lugar.
Júlia Henrique Alves de Oliveira (Sub 13 Meio Médio) – Núcleo Saramenha – Quinto Lugar.
Rafael Lucas Santiago (Sub 18 Leve) – Núcleo Saramenha – Quinto Lugar.
Pedro Henrique da Silva Alves (Sub 18 Médio) – Núcleo Cachoeira do Campo – Sétimo Lugar.
Matheus Henrique Barbosa Lima (Sub 18 Pesado) – Núcleo Itabirito – Sétimo Lugar.
A participação no Campeonato Brasileiro de Judô reforça o compromisso do Projeto Judô de Ouro com o desenvolvimento de jovens talentos e a inclusão social por meio do esporte. Os resultados expressivos obtidos demonstram o impacto positivo do projeto, que segue transformando vidas e elevando o judô brasileiro.
Essa conquista é o reflexo do empenho de toda a nossa equipe — senseis, monitores e responsáveis pelo projeto. Também queremos agradecer aos pais e à comunidade pela confiança e apoio contínuos.
Para a Fundação Aleijadinho, é um orgulho ver o judô cumprindo sua missão de transformar vidas através do esporte, formando não apenas atletas, mas cidadãos mais fortes e resilientes. Esse resultado é uma demonstração clara do nosso compromisso com a inclusão e o desenvolvimento social em cada comunidade atendida.
Viabilizado pela Lei Federal de Incentivo ao esporte, realizado pela Fundação Aleijadinho, as atividades do Projeto Esporte e Cidadania Judô de Ouro têm Apoio das prefeituras de Ouro Preto, Mariana e Itabirito, Patrocínio do Itaú, da Vale e da Eletrobrás. Incentivo do Ministério do Esporte. Governo Federal, Brasil. União e Reconstrução.
PROJETO ESPORTE E CIDADANIA – JUDÔ DE OURO - Promovido e coordenado pela Fundação Antônio Francisco Lisboa “O Aleijadinho”, o Projeto "Esporte e Cidadania Judô de Ouro" é uma iniciativa de inclusão social que usa o esporte e a educação para criar oportunidades para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Com atuação nos municípios de Ouro Preto, e todos os seus distritos, Mariana e Itabirito, o projeto visa desenvolver o potencial dos jovens como cidadãos e indivíduos através de práticas esportivas e educacionais.
FUNDAÇÃO ANTÔNIO FRANCISCO LISBOA – O ALEIJADINHO - A Fundação Antônio Francisco Lisboa – O Aleijadinho, criada em 21 de março de 1996 por iniciativa da Doutora Lúcia de Fátima Magalhães Albuquerque Silva, tem como missão promover o desenvolvimento sócio-educacional de Ouro Preto e região, através de projetos nas áreas de esporte, educação, lazer e cultura para crianças e adolescentes. Nomeada em homenagem ao renomado artesão de Vila Rica, a Fundação busca expandir suas ações para todas as comunidades, capacitando pessoas e garantindo a sustentabilidade familiar e regional. Reconhecida como entidade não governamental e sem fins lucrativos, com utilidade pública municipal e estadual, a Fundação integra a Rede de Proteção e os Conselhos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente, da Assistência Social, da Pessoa com Deficiência e do Esporte, visando ser uma das entidades mais representativas da região em suas contribuições às políticas públicas e ao bem-estar social. Todas as atividades oferecidas pela Fundação Aleijadinho através dos seus projetos são gratuitas.
"Acreditar no esporte é incentivar conquistas."