DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN

23/03/2021 às 09h12

21 de março é comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down, data criada em 2006 pela organização Down Syndrome International a fim de conscientizar a sociedade para a inclusão da pessoa com síndrome de Down e dar visibilidade ao tema.

Nesta data, são realizadas atividades e eventos para aumentar a conscientização pública e criar uma voz global única para defender os direitos, inclusão e bem-estar das pessoas com síndrome de Down. Além de celebrarmos a autonomia desses cidadãos tão especiais, durante atual pandemia do COVID-19, é necessário que essas pessoas que pertencem a um dos grupos de risco mais vulneráveis tenham cuidados muito simples como permanecer em casa durante a quarentena e mantê-los sempre com as mãos o mais limpas possível, por exemplo.

A Síndrome de Down é uma alteração genética causada por erro na divisão celular durante a divisão embrionária. As pessoas apresentam características como olhos oblíquos, rosto arredondado, mãos menores e comprometimento intelectual. 

Às vezes, pode ocorrer a translocação cromossômica, isso é, o braço longo excedente do 21, liga-se a um outro cromossomo qualquer. Nesses casos, portanto, não existe um cromossomo a mais, pois o 21 em excesso se encontra ligado a outro cromossomo. 

 


Voltar

Confira também: